Publicado por: gmarcelo | 11/02/2009

Abrindo os olhos

Caríssimos félas, como estão? Eu prometi fazer um post sobre o fuderoso Watchmen, mas como ele demandará um tempinho vamos conversar sobre uma coisa diferente. Hoje vou comentar com ustedes algo que não tem a ver com relacionamentos, pelo menos não diretamente. Hoje vou dar uma dica de leitura!

duvidapouts,sobre o quê ele falará agora?

Há algum tempo estou com o planejamento de ler mais do que o de costume ou sobre coisas diferentes do que o trabalho me exige.Sabendo do fato que eu ando pra caralho muito de metrô devido à distância entre minha casa e meu(s) trabalho(s), eu uso esse tempo que geralmente é de até 40 mins pra ler. Aqui em Brasília o metrô anda bem cheio mas não é nada do tipo Rio ou São Paulo não, dá pra andarmos em pé e as vezes até sentado, olha que maravilha! tenho até alguma mobilidade pra folhear as páginas  do livro.Então eu leio/ouço música,[ando todo o tempo com o fone nos ouvidos. (Isso é até um erro da minha parte, uma vez que posso perder oportunidades pegadorísticas dentro do trem, mas fazer o quê.)] Então, desde o começo do ano eu venho tomando atitudes que poderiam até ser consideradas como resoluções pro ano novo. Não faço nada dessas coisas pq geralmente não cumpro mas tento manter metas pra uma evolução pessoal(balela). Uma delas foi essa de ler o máximo possível, então aproveitei a idéia e comecei a ler as obras de um dos autores mais conhecidos do Brasil, extremamente odiado adorado e criticado pelo mundo inteiro, Paulo Coelho.

Eu não sou um profundo conhecedor das obras do cara e nem da sua vida pessoal, o que eu sei é o que grande parte do povo sabe, que ele era doidão na juventude e que era amigaço de um dos maiores gênios da música brasileira E mundial, o raulzito. Dando uma olhada no site oficial do cara vemos uma boa biografia dele e tal, mas como não podia deixar de ser fala só coisas boas  a respeito do hombre. Não que ele tenha coisas ruins para ser ditas, mas é que todo mundo (eu excrusive) já leu coisas controversas a respeito do Mago. Pois bem, dito isso e sabendo que estou com a coleção de livros dele que minha mãe pegou emprestado com a tia Maria, comento sobre dois dos livros que já li, O Manual do Guerreiro da Luz e Veronika Decide Morrer.

O primeiro dos dois que li foi o Manual. Primeiro pelo nome tem guerreiro e coisas alusivas a guerra e bonequinhos de luta eu me amarro. Pra mim o livro tem um quêzinho de auto-ajuda(tem hífen? Tem acento no hífen? Maldita revisão ortográfica…) pois a história na verdade é um guia com várias passagens falando a respeito de regras de conduta praqueles que querem ser  pessoas iluminadas como eu e ter uma boa convivência com o resto do mundo, além de melhorá-lo. São cento e poucas páginas com várias e várias dicas que são realmente interessantes, além de toques e posturas que podemos adotar facilmente ao nosso cotidiano. Mas tem uma coisa: Muitos assuntos relatados lá se baseiam em alguma doutrina espiritual, pra mim soou como um pouco de Kardecismo/Ocultismo ou então metade bacon, metade frango-catupiry 🙂

Seguem algumas passagens do livro que achei interessante, é bom pra vocês sentirem (ui!) o DRAMA!

monk

crédito

-Todo Guerreiro da Luz já ficou com medo de entrar em batalha.
-Todo Guerreiro da Luz já traiu e mentiu no passado.
-Todo Guerreiro da Luz já trilhou um caminho que não era o ele.
-Todo Guerreiro da Luz já sofreu por coisas sem importância.
-Todo Guerreiro da Luz já achou que não era guerreiro da luz.
-Todo Guerreiro da Luz já falhou em suas obrigações espirituais.
-Todo Guerreiro da Luz já disse sim quando queria dizer não.
-Todo Guerreiro da Luz já feriu alguém que amava.

Agora o outro: Veronika Decide Morrer

ESSE SIM É UM PUTA LIVRO!!! Ou, PUTA LIVRO FODA!!

Deixando de lado toda a crítica que o cara recebe por envolver textos religiosos no enredo (tem alguns processos da doutrina espírita no meio) o que realmente te envolve na leitura é a HISTÓRIA em si, só ela pura e simples já é muito boa. Se bem que chamar a história de simples é bobeira minha porque fazia algum tempo que eu não me pegava (ui2x) curioso pra saber as “cenas do próximo capítulo” de um livro. Falo isso porque o tempo que eu dedico aos livros é perfeitamente proporcional ao tempo que fico dentro do metrô. Então quando desço do trem fecho o livro e vou pra casa jogar videogame ou ver séries como qualquer nerd pessoa, isso quando não tem nenhuma saidinha, claro.

Um resuminho pra deixar com vontade: A gente acompanha a trajetória de Veronika, uma polaca que inventa de se matar mas é mal sucedida, só que com isso ela acaba caindo dentro do único asilo de sua cidade com um triste diagnóstico: cinco dias de vida. Desse ponto em diante toda a trama se desenvolve e uma vez lá várias coisas acontecem. Ela conhece pessoas (loucos), vive situações até então inéditas em sua vida e se relaciona com (quase) todos. Uma ótima dica de leitura na minha opinião, pois mistura drama, romance e nos insere num contexto que muitas vezes evitamos ou não conhecemos, a Loucura.

Hoje comecei a ler o Brida, tou nas primeiras páginas mas já ganhei que falará sobre magia e essas coisas, uma outra área que o Sr. Paulo gosta muito de abordar, fruto de suas viagens como hippe loucão peregrino ao redor do mundo. Se eu gostar tanto quanto os outros, comento aqui!

Isso não é um publieditorial, mas bem que poderia ser, vou mandar no email do mistah Coelho e quem sabe ele me manda pelo menos um livro autografado? Deve valer uma boa grana no Mercado Livre…

Ler esse tipo de coisa muitas vezes é bacana porque a gente não cai naquele vacilo de ficar julgando as coisas sem saber. Muita gente critica o cara e eu já tinha um julgamento negativo sobre ele. Agora que já conheci alguma das obras posso dizer que quem gosta de assuntos geralmente relacionados a temas esotéricos ou de te forçam a uma reflexão, eu indicaria o cara sem problemas. Quem se interessar a conhecer, no próprio site oficial tem uns ebooks disponíveis lá pro down. Pra vocês ficarem paga paus visitantes assíduos vou deixar o link aqui
Tá bom de post, né? Abrazz!.

UPDATE: Olhei no site do cara e vi que o Veronika será filmado! É aguardar pra ver se vão se manter fiéis ao original (duvido) ou vão cagar na história, como fazem com muito livro bom por aí…curtam o iotubiu do filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: